3 meses GRATIS

ITRABO: Olá Luiz Miguel! Tudo bem?...

cerco certificado do nascimento di Antonio Medina Montoro figlio di Antonio Gimenez e Maria Jesus Montoro e Maria Angeles Montoro Lozano filha di Antonio Montoro Pevenhares e Rosa Lozano Martin- Maria Angele nata em 12/02/1900 e Antonio Nato em 1900 nascidos em Itrabo

Simone tudo bem, sou neto de Antonio Montoro Alabarces (bisavos Miguel Montoro Cano e Maria Angeles Alabarces Bustos) e Encarnacion Lozano Bustos (bisavos Juan Lozano Bustos e Maria Dolores Bustos Saez), espanhois nascido em Ella em Itrabo, também procuro estes certicados, pelos sobrenomes apresentados poderia ser parentes.

Aguardo alguma informação que você tenha conseguido, ou contato

Meus bisavós vieram para o Rio de Janeiro, oriundos de Granada póximo do ano de 1900, não tenho certeza.
O nome dela era Carolina Montoro (sei que nasceu em Granada em torno de 1840) e ele era Ricardo Virgem.
Vieram para o Rio apenas com as filhas (uma delas Dolores que morreu de parto) Minha avó já nasceu no Rio de Janeiro.
Os filhos homens ficaram na espanha, um deles minha avó dizia se chamar Xisto e era bombeiro. Sempre quis saber o que foi que aconteceu com os que ficaram na Espanha.
Minha bisavó Carolina Montoro era bailarina de dança flamenca em Granada.
Será que eu acho alguma informação da família que ficou na Espanha?

Olá Marluci,

Também sou brasileira, móro no interior de
São Paulo (Botucatu). Meus avós tbé nasceram
na Espanha. Meu avô nasceu em Granada e minha
avó em Motril. (Granada).
Me chamou a atenção o sobrenome da sua bisavó.
pois a minha bisavó tbé chamava, Ana Hilário
Montoro, filha de Maria Del Carmen Montoro.
Na certidão consta que nasceu em Salobreña.
(tbé pueblo de Granada). Vc sabe em que pueblo
nasceu sua avó?
Abs

Olá Maria Helena

Sou de Londrina- pr meu avós nasceram na Espanha. Minha avó Maria Montoro Novo era de Otivar, provincia de Granada filha de Juan Montoro Garcia e Carmen Novo Anea. Pode ser coincidencia de apellidos mas nos deixa curiosos.

Abraço

Luiz Miguel

Olá Luiz Miguel: No começo deste ano escrevi-lhe uma mensagem através deste forum, não obtive resposta. Escrevo-lhe novamente porque fiquei curioso com o seu sobrenome e também com sua história relacionada com a Espanha. Da mesma maneira que um antepassado seu lutou em Cuba, o meu avô Rafael Fernandez Jeronimo também. Meu avô foi enviado a Cuba como soldado e ficou por muito tempo. Tenho todo o historico dele atraves de um relatório documentado e assinado por um general espanhol, com data de 1904. Meus pais e meus avós nasceram em JETE, um povoado agrícola situado a 7 km de Almuñecar e próximo também de Itrabo. Há um tempo atrás, quando estive na Espanha, fui conhecer meus familiares moradores en JETE e conheci também a região litorânea de Almuñecar, que pertence ao mar Mediterrâneo. Tudo muito pitoresco e encantador. Ficarei aguardando sua resposta. Saudações - Raul Pretel Fernandez.

Olá Raul
Primeiramente minhas desculpas, recebi sua mensagem, estava em viagem e respondia pelo tablet, só que o sinal de internet era ruim e não percebi que a mensagem não foi enviada. Meu avô Miguel Jeronymo Ruiz, veio para o Brasil em 1924, junto com o tio Jose Maria Jeronymo Bilche (este ultimo apelido a grafia pode não estar correta, sua mãe era franceza). Infelizmente não tenho muito detalhes de sua vida, meu pai conta que o Sr. Jose Maria lutou na guerra de Cuba e sofria da doença do sono, derepente apagava. o irmão dele Antonio Jeronymo Bilche meu bisavo, não se adaptou ao Brasil e voltou a espanha sózinho em 1930 e nunca mais tivemos noticias. O apelido Jeronymo não é tão comum e pela proximidade da região, provavelmete tinha algum grau de parentesco com os teus familiares. Agradeço seu contacto, vou buscar mais algumas informações com meu pai e se acaso voce tenha mais algum detalhe, vamos trocando informações. Pretendo também em breve conhecer esta região, meu avô era de Almunecar e antes de vir para o Brasil ele falava que morou na praia de Belija (não sei se a grafia está correta) e minha avó Maria, era de Otivar, 20km de Almunecar. Outro detalhe é que meus avós moraram em Presidente Alves, Pompéia e Marilia. Os filhos do José Maria, moraram em Presidente ALves e Bauru.

Saudações

Luiz Miguel Geronymo (na minha certidão foi registrado assim, deveria ser Jeronymo)

Olá Luiz Miguel. Com muita satisfação recebi sua mensagem, respondendo à minha. Obrigado. Tenho bastantes informações a respeito de meus parentes espanhóis porque, apesar de eu ter uma família muito numerosa, o único interessado nessa comunicação fui eu. Há muitos anos atrás, minhas cartas seguiam para a Espanha por correio aéreo e eu ficava bastante entusiasmado quando recebia as respostas. Hoje nos comunicamos por correio eletrônico. Quando há alguma novidade, meus primos enviam-me mensagens via internet: ABENÇOADA TECNOLOGIA... A praia que voce citou, antiga moradia do seu avô se chama VELILLA (pronuncia-se Belidja), assim como a palavra lluvia que se pronuncia djúbia (chuva). O prefeito de JETE se chama Plácido Jeronimo Fernandez - (é possível que ele também pertença aos nossos antepassados. Você tem intenções de tirar o passaporte espanhol? Eu consegui tirar o meu, porém meus filhos não conseguiram porque são netos de espanhóis e não filhos. Saudações - Raul Pretel Fernandez

Olá Raul
A satisfação é toda minha. Quanto a cidadania, eu tive interesse no passado, mas como sou neto, seria dificil de conseguir. O interesse era mais para passar para meus filhos caso eles tivessem vontade de ir para europa. Ocorre que minha esposa conseguiu facilmente a cidadania alemã e foi passada para os nossos filhos. O meu interesse é mais curiosidade mesmo, saber quais foram meus antepassados, inclusive do bisavô, que retornou à espanha. Saber quem foram os pais do meu bisavô, onde moravam. Incrivel neste ponto a organização alemã, minha esposa conseguiu identificar parentes até por volta do ano de 1700. Agradeço a correção do nome da praia "VELILLA" meu avo falava muito dela. Se acaso tiver alguma dica de como eu poderia fazer pesquisa dos meus parentes, cemiterios por exemplo, favor me informar.

Abraço

Luiz Miguel.

Olá Luiz Miguel! Tudo bem?
Quando eu me interessei em providenciar o meu passaporte espanhol, obtive a informação de que teria que apresentar certidão de nascimento provinda do local de nascimento de meus pais, supus que fosse algo impossível de se conseguir. Usei de vários recursos: cartas por correio e mensagens por internet dirigidas à prefeitura de JETE à Paróquia local e a uma funcionária (com o mesmo sobrenome meu - Pretel -) também da prefeitura (prefeitura = AYUNTAMIENTO). Não achei que receberia tais documentos, entretanto, um tempo depois, surpreendentemente, em minha caixa de correspondencias estavam lá, vindo de Jete todos os documentos solicitados por mim. Nesses documentos tomei conhecimento dos nomes de antepassados que eu tanto queria saber. Para pedir qualquer certidão você precisa o nome e a data de nascimento da pessoa que você quer tal documento. Procure saber o endereço do "ayuntamiento" da cidade de nascimento dos seus antepassado e recorra a ele. São povoados muito pequenos e o registro de nascimento era feito na própria prefeitura. Para você ter uma idéia, quando procurei saber qual era a população de JETE, descobri que nesse local havia apenas 708 pessoas. Uma boa parte dessas pessoas são meus parentes.
(meu email raul. pretel@bol. com. br)

Saudações: Raul Pretel Fernandez